sábado, 27 de agosto de 2011

FEDERAÇÃO DEMOCRÁTICA DOS METALURGICOS LANÇA CAMPANHA SALARIAL


O Sindicato dos Metalúrgicos de Minas Gerais lançaram nesta quinta-feira (18) a campanha salarial 2011 com ato público realizado no final da manhã, em frente à sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), no Centro da capital. Com o slogan “Se o Brasil cresceu, eu quero o meu”,  os sindicatos pretendem expor a disparidade entre as boas notícias sobre crescimento econômico e as más condições de trabalho e renda com as quais sofre o operariado industrial.

Os metalúrgicos reivindicam 20% de aumento dos salários, liberdade para eleição de delegados sindicais nas fábricas, redução da jornada de trabalho para de 40 h para 36 h, sem redução de  salários e direitos e sem banco de horas e ainda a melhoria das condições de saúde e segurança nas linhas de produção.

Segundo Giba Gomes, dirigente da Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FSDTM), a mobilização se faz necessária em razão dos baixos salários e, principalmente, da política do Governo Federal de aumentar os juros bancários, como forma de amortecimento da inflação. De acordo com Giba, essa medida gera a deterioração do orçamento das famílias, que aumentam o seu endividamento e, consequentemente, perdem em qualidade de vida.

Em seguida, os metalúrgicos caminharam até a Praça Sete, no Centro da capital, onde se uniram à campanha “Jornada Nacional de Lutas” junto com professores, estudantes, funcionários públicos e moradores de ocupações urbanas.

Fonte: Portal Uai.

 

0 comentários:

Postar um comentário