domingo, 21 de agosto de 2011

JORNADA NACIONAL DE LUTAS EM BELO HORIZONTE DIA 18 DE AGOSTO


Em Belo Horizonte (MG), o ato da Jornada Nacional reuniu mais de mil pessoas, nesta quinta-feira (18). A manifestação contou com a participação de operários metalúrgicos, trabalhadores em educação das redes municipal e estadual, servidores públicos, estudantes, trabalhadores da saúde e moradores de ocupações urbanas.

A Federação Sindical e Democratica dos Metalurgicos de Minas Gerais e a CSP Conlutas realizaram um ato público na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Foi entregue a carta de reivindicações da categoria para marcar o lançamento oficial da camapanha unificada.

Na praça Afonso Arinos, às 08h, os profissionais em educação da rede de BH reuniram-se em assembleia e, dentre vários encaminhamentos, definiram por marcar uma assembleia com indicativo de greve para o dia 02 de setembro. Os trabalhadores em educação da rede pública de Belo Horizonte também solidarizaram-se com a greve dos professores estaduais. Foi votada uma resolução de que os filiados ao sindicato contribuam com o fundo greve do estado. Por fim, pudemos demonstrar aos governos que os trabalhadores vão se manter unidos na luta pela construção de um mundo mais justo e digno para toda a população. 

Após a atividade, saíram em passeata em defesa da educação pública de qualidade até à praça Sete onde se juntaram à comunidade Camilo Torres, trabalhadores metalúrgicos e da mineração. Com mil pessoas nas ruas, os trabalhadores denunciaram a falta de investimento em educação e saúde de qualidade, além exigirem 10% dos royalties do Minério extraído no Brasil.

Na praça sete, o trânsito foi fechado por quase meia hora. Após um abraço na praça, o ato foi direcionado em defesa da legitima e heroica Greve dos trabalhadores em Educação de Minas Gerais, que já dura mais de 70 dias. Em cima do carro de som do SindUTE as falas foram para cobrar do Governo Anastasia o cumprimento imediato da lei do piso.

A CSP CONLUTAS, disse para toda a população qual a real situação da educação em MG, explicando que o culpado pela falta de aulas é de Anstasia e Ana Gazola que se recusam a negociar e aplicar o piso reivindicado pela categoria. Mas que é necessário, também, revogar a lei do subsidio. Também se cobrou uma posição do Governo Dilma em exigir a aplicação da lei do Piso em todo o país. Este ano mais de 18 estados entraram em Greve e o Governo Federal somente ontem disse que as Greves são legitimas. Porém isto é pouco, é necessário que Dilma exija o cumprimento da Lei. 
 


0 comentários:

Postar um comentário