quarta-feira, 28 de setembro de 2011

QUILOMBO RAÇA E CLASSE PARTICIPA DE ATIVIDADES NA SERRA DO SALITRE

Com a presença de cinco companheiros de Minas e do Rio de Janeiro, representando suas entidades, participamos de um seminário no Alto Paranaíba, que se realizou dentro das festividades em honra de Santa Efigênia, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Foi um encontro muito rico, pois além de nós, estiveram presentes cerca de 40 comunidades da região.
Vinte e nove grupos de Congado prestaram homenagem aos povos remanescentes de Angola, Moçambique e Congo, regiões onde ocorreram as últimas ondas migratórias para o Brasil. As festividades tiveram o caráter de reforçar a cultura, a religiosidade e a tradição destes povos. Mais significativo foi que as festividades ocorreram no município do Salitre, onde existe um remanescente de quilombo (Ambrósio). A região, apesar de sua importância histórica está sendo destruída e virou alvo de cobiça da Vale do Rio Doce, Petrobrás e outras devido a suas riquezas minerais. Cerca de sessenta famílias sofrem perseguição, pois reividicam a titularidade das terras, que está em discussão na justiça. Hoje existem nos estados do RGS, SP, MA e outros frentes em defesa dos quilombolas e das terras remanescentes dos quilombos.
A presença do Quilombo Raça e Classe na Serra do Salitre foi um chamado a unidade aos quilombos de Minas para que se organizem e lutem com outras entidades classistas. Só assim acreditamos que os moradores remanescentes possa ter êxito na dura batalha contra a burguesia que tenta destruir a história dos africanos no Brasil.

Celio Izidoro (adaptado por Andréa Carla Ferreira)
Fotos:









0 comentários:

Postar um comentário