quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

28 de Janeiro – Dia Nacional por Emprego e Direitos

A última quarta feira foi marcada por atos e manifestações por todo o estado de Minas Gerais. O dia de manifestações chamado pelas centrais sindicais brasileiras, tinha como principal alvo a exigência de revogação das Medidas Provisórias 444 e 445, editadas pela presidente Dilma no inicio de seu novo mandato, as medidas atacam direitos trabalhistas como o seguro desemprego, pensões, auxilio-doença e o abono salarial (PIS/PASEB). Além das MPs, o dia ainda elencou como pauta o fim das demissões na industria e a revogação do aumento das passagens, que tem levado milhares de jovens as ruas em todo o país.

Itajubá

As manifestações do estado começaram cedo com o ato organizado pelo Sindicato dos Metalurgicos de Itajubá. O Sindicato realizou panfletagem na Mahle Alstom e Helibras, além de denunciar os ataques do governo e informar os trabalhadores sobre as MPs, o sindicato realizou uma assembleia com os trabalhadores da Helibras que já ameaça demissões, mesmo com os 5 anos de incentivos públicos em sua expansão. Os trabalhadores votaram uma campanha que visa responder os planos da empresa de demitir os trabalhadores

São João Del Rei

Em São João Del Rei, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, O Sindicato da Construção Civil, o Sindicato dos Servidores Municipais e os sindicatos de cidades vizinhas como o Metabase de Congonhas, AMAS Del Rei, também começaram cedo e deram o seu recado ao governo. Os trabalhadores saíram em marcha em direção ao Ministério do Trabalho, local onde foi realizada uma ocupação simbólica; em seguida seguiu para a Santa Casa de Misericórdia, onde os manifestantes sentaram na rua em protesto contra o estado de abandono que se encontra a saúde. Logo após foram realizados protestos em frente à Previdência Social, onde foi protocolado um documento. A manifestação foi encerrada na prefeitura com vários protestos ao prefeito e a Câmara de Vereadores que se mantêm em silêncio em relação às crescentes demissões.
Em Pirapora, os sindicatos dos metalúrgicos de Pirapora, Três Marias e Várzea da Palma estiveram juntos em atividade de propaganda, panfletando em todas as 3 empresas Metalúrgicas e nas 4 Têxteis. O dia foi finalizado com um ato público na Praça Cariris.

Belo Horizonte

Já na capital Mineira o ato unitários por emprego, direitos e contra o aumento da passagem contou com representantes das principais Centrais  do estado. A manifestação se iniciou às 16h com a distribuição do do manifesto assinado pela CSP-Conlutas, CUT, CTB, UGT e NCSC. Junto à panfletagem, representantes de diversos sindicatos fizeram falas contra as MPs 664 e 665, as demissões e os cortes que afetam a saúde e a educação. Os dirigentes sindicais ainda ressaltaram a importância da unidade dos diversos setores para o enfrentamento com os governos e patrões e citaram o exemplo da juventude que está nas ruas contra o aumento das passagens do transporte coletivo como algo a ser seguido.
















Um comentário: